As próteses podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese, ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura.
Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, ou fixas, quando a prótese é implantada ou os dentes faltantes são parafusados.
Assim, os principais tipos de próteses dentárias são:
A prótese parcial removível ou móvel é constituída por uma estrutura metálica com o objetivo de reter os dentes saudáveis, havendo a substituição apenas daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala. A desvantagem desse tipo de prótese é estética, pois a placa metálica é visível, podendo incomodar algumas pessoas.
A prótese total, popularmente conhecida como dentadura, é indicada quando a pessoa perde vários dentes, sendo a prótese feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais, evitando que o sorriso fique artificial.
Esse tipo de prótese é normalmente removível e é recomendada com mais frequência para idosos. É recomendada quando a fala e a mastigação são prejudicadas pela falta de dentes, mas também podem ser usadas para fins estéticos, pois a falta de dentes pode deixar o rosto com aspecto flácido.
As próteses fixas são indicadas quando há necessidade de preencher espaços com ausência de dente, podem ser colocadas sobre dentes ou sobre implantes dependendo da condição da pessoa. Pode ser confeccionada em resina ou porcelana.
No caso da prótese removível, é recomendada que seja retirada após cada refeição e lavada com água corrente. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova adequada e com sabão neutro com o objetivo de evitar a formação de placas bacterianas. Além disso, é recomendado realizar a higienização bucal normalmente com o uso de creme dental e fio.
É recomendado também que a prótese seja retirada antes de dormir e colocada em uma solução de limpeza ou com água filtrada. Antes de utilizá-la novamente, é importante realizar a higienização bucal e lavar a prótese com água corrente.
É importante ir ao dentista periodicamente para que seja feita a avaliação e acompanhamento da prótese instalada.