Os alinhadores consistem em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis.
Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos.
O Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo problemas ortodônticos como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos.
Vai depender do diagnóstico de cada paciente entre as seções programadas, porém, normalmente acontece entre 5 a 10 dias, mas não se preocupe, as seções de retorno programadas acontecem de 3 em 3 meses.
O tempo de tratamento é calculado de acordo com seu diagnóstico, porém o Invisalign é 2 vezes mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional.
Os alinhadores transparentes são desenhados para movimentar os dentes de forma gradativa até a posição final desejada. Cada alinhador é produzido e precisamente calibrado para adaptar-se ao redor dos dentes em cada etapa do tratamento ortodôntico.
O aparelho deve ser removido para a alimentação e escovação.
À medida que o alinhador é usado, os dentes se movimentam para a posição seguinte, dessa forma, a troca gradativa de alinhadores gera os movimentos esperados até a correção desejada do sorriso.
Com o auxílio de um scanner desenvolvido para o sistema Invisalign, chamado iTero Element, o dentista vai obter uma imagem em 3D da sua estrutura dentária. Assim, este método dispensa aqueles moldes de gesso antigos e desconfortáveis utilizados na confecção dos aparelhos convencionais.
Depois da avaliação inicial do ortodontista, ele pode solicitar recursos como fotografias, radiografias e outros exames para confirmar o diagnóstico e elaborar o plano de tratamento.
O valor do tratamento ortodôntico é determinado pelas necessidades do seu caso, como o tipo de correção que será feita, a complexidade e a duração do tratamento. Somente o ortodontista, após uma avaliação, poderá informar o valor do tratamento.